top of page

Automação Industrial e Indústria 4.0

A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, integra uma ampla gama de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robôs, internet das coisas e um computador que transforma formas de produção e modelos de negócios no Brasil e no mundo.
A Indústria 4.0 tem um impacto significativo na produção, pois aumenta a eficiência e o desenvolvimento de recursos, além de promover a integração do Brasil nas cadeias globais de preços.
Além disso, significará mudanças na gestão dos negócios, principalmente em duas áreas. A primeira está relacionada à estratégia de tecnologia, como a colaboração entre a tecnologia da informação (TI) e as áreas de produção.

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores e Atuadores utilizados nesses equipamentos possibilita que máquinas “conversem” ao longo das operações industriais.

Isso pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda.

Quais os impactos da indústria 4.0 no Brasil?

WhatsApp Image 2022-06-23 at 8.31.39 AM.jpeg

Redução nos custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%.

WhatsApp Image 2022-06-23 at 8.34.43 AM.jpeg

Aumento na eficiência de trabalho

entre 10% e 25%.

WhatsApp Image 2022-06-23 at 8.33.20 AM.jpeg

Redução no consumo de energia
entre 10% e 20%.

WhatsApp Image 2022-06-23 at 8.36.51 AM.jpeg

Exigência de uma nova concepção de
política industrial para o Brasil.

São exemplos de tecnologias utilizadas na indústria 4.0:
Inteligência artificial: aplicação de análise avançada e técnicas baseadas em lógica, incluindo aprendizado de máquina, para interpretar eventos, analisar tendências e comportamentos de sistemas, apoiar e automatizar decisões e realizar ações.
Robótica avançada: dispositivos que agem em grande parte, ou parcialmente, de forma autônoma, que interagem fisicamente com as pessoas ou seu ambiente e que são capazes de modificar seu comportamento com base em dados de sensores.
Manufatura digital: é o uso de um sistema integrado, baseado em computador, que consiste em simulação, visualização 3D, análises e ferramentas de colaboração para criar definições de processos de manufatura e produto simultaneamente.
Manufatura aditiva: consiste na fabricação de peças a partir de um desenho digital (feito com um software de modelagem tridimensional), sobrepondo finas camadas de material, uma a uma, por meio de uma Impressora 3D. Podem ser utilizados materiais como plástico, metal, ligas metálicas, cerâmica e areia, entre outros.

Quais os benefícios da indústria 4.0?
Os benefícios alcançados com a implantação da indústria 4.0 são muitos. O uso das tecnologias digitais na indústria permitirá aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados.
Muitos ainda acreditam que falar de indústria 4.0 é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção.
Por meio do programa-piloto Indústria Mais Avançada, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), executado entre maio de 2018 e outubro de 2019 em 43 empresas de 24 estados, constatou-se o impacto na produção do mercado com o uso de ferramentas de baixo custo, como: sensoriamento, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT).
A conclusão do programa mostra que o ganho de produtividade está mais relacionado com o quanto se aprende com o processo produtivo, e como esse aprendizado se transforma em ações concretas. As microempresas foram as que mais se beneficiaram do uso inicial de tecnologias digitais.

bottom of page